DIY: Selo de cera para envelopes convites casamento!


Olá meninas, tudo certo? Hoje eu vim com mais uma dica DIY pra vcs, eu não me lembro onde copiei esse pap, só que está salvo aqui no meu pc no Word e vim compartilhar com vcs, eu ainda não fiz o passo a passo original sobre minha experiência mas em breve irei fazer, vou comprar os matérias e postarei tudo aqui.

 
Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-1.jpg

Pra quem gosta de casamento estilo mais rústico essa dica é ótima para os seus convites, selo de cera com as iniciais! Não fica perfeito? 
Gostei muito da ideia de usar este selo para fechar os convites de casamento porque é um jeito muito bacana de adicionar charme aos convites, e seus convidados já poderão ficar com a vontade de conhecer a decoração da sua festa.



Materiais:



  • 1 cilindro de madeira (com um diâmetro pequeno que será o do selo)
  • 1 pirógrafo de ponta fina (para furar queimar e fazer as letras)
  • Lápis
  • Impressão das letras
  • Estilete
  • Lixa
  • Fita adesiva
  • Azeite vegeta (o azeite ajuda a evitar que a cera fique grudada no selo, passe antes de colocar na cera)
  • Guardanapos de papel
  • Cera para selos
  • Fósforos
  • Verniz

Passo a passo:

Com uma lixa bem fina, suavize o cilindro de madeira. Procure que não fique nenhuma farpa de madeira que possa acabar estragando o resultado final do seu selo.
Meça o diâmetro exato do cilindro de madeira e faça um desenho com as iniciais do casal que tenha o tamanho deste cilindro. Uma opção é fazê-lo com o computador, porque oferece mais tipos de letras; mas você também pode fazê-lo com lápis e papel.

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-2.jpg
Uma dica muito importante para este desenho é que as letras não sejam muito complicadas, com muitos detalhes menores, porque nesse caso não irão ficar bem na hora de colocar o selo no envelope.
Use o estilete para cortar as letras, tirando o centro delas para que fique um estêncil das letras. Não precisa ser exato, mas precisa ser bem parecido, ou tanto quanto for possível.

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-3.jpg
Com um lápis, marque o desenho das letras na madeira. Você precisa marcar as letras ao contrário, porque assim, na hora de marcá-las elas ficarão corretas. Fica um pouco confuso de explicar, mas nas fotos você pode ver como fica.

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-4.jpg
Uma vez que o desenho estiver marcado, comece a queimá-lo com o pirógrafo; esta é a parte mais delicada do trabalho, porque se você não tiver cuidado, acabará estragando todo o trabalho. Faça esta parte com muita calma, e procure que todo o desenho tenha mais ou menos a mesma profundidade.

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-5.jpg
Quando o selo estiver pronto, o melhor é passar um verniz, e com isso o seu selo irá ficar muito melhor, e também irá durar mais tempo.

Como selar os envelopes com cera

Na hora de colocar o selo no envelope, você precisa ter tudo prontinho e por perto, porque o trabalho precisa ser feito super-rápido. Num copo baixo coloque o azeite vegetal, do lado coloque o selo, a cera para celos e os fósforos.

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-6.jpg
Derreta a cera sobre o envelope, procurando que a quantidade seja maior ao diâmetro do selo. Rapidamente, molhe o selo no azeite vegetal e deixe que escoe (o azeite ajuda a evitar que a cera fique grudada no selo), depois pressione o selo sobre a cera e deixe que seque antes de tirar.

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-7.jpg
 
Pronto, seu envelope está selado! Repita com cada envelope e depois poderá entregar seus convites de casamento. 

Selo-para-envelopes-de-convites-de-casamento-8.jpg 

 OBS:

Cilindro de madeira pode ser substituído por rolha.
Pirógrafo pode ser substituído por prego de ponta fina, faca,
qualquer coisa que vcs tiverem de ponta que de pra esquentar e queimar a madeira. 


Espero que tenham gostado e aprendido a fazer,
qualquer dúvida, deixem comentários ai! 
* Lembrando que eu ainda não fiz os meus, é apenas um pap que tinha nos meus arquivos e estou compartilhando com vcs. Em breve farei o meu. 

beeijos 

att

Comentários

  1. Caso eu procure a madeira mesmo, qual seriam as mais indicadas?

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila. Tudo bem? Vc Chegou a fazer o passo a passo?

    ResponderExcluir
  3. oi esta cera é especifica para selo ou posso substituir??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer convites individuais?

Fontes pra Convites de Casamento/Download!

Tag para lenços lágrimas de alegria!